Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-22 às 14h35

Secretária de Estado para a Integração e as Migrações destaca papel positivo da imigração

Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, durante a conferência do International Centre for Migration Policy Development, Viena, 21 novembro 2019
A Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, destacou o papel positivo da imigração nos aspetos demográfico, económico e cultural durante a conferência do International Centre for Migration Policy Development que decorreu em Viena, entre 21 e 22 de novembro.

Cláudia Pereira sublinhou que muitas ideias preconcebidas e disseminadas sobre migração são baseadas em falsos pressupostos, uma vez que há uma vasta documentação com factos que apontam para as vantagens da migração para os países de acolhimento.

Num painel que contava também com os Ministros dos Negócios Estrangeiros da Hungria, Péter Szijjártó, e de Malta, Carmelo Abela, o Ministro do Interior da Turquia, Süleyman Soylu, o Ministro para a Política Migratória da Grécia, Giorgos Koumoutsakos, e ainda a Diretora Executiva da EASO, Nina Gregori, a Secretária de Estado descreveu o exemplo de sucesso de integração em Portugal de um migrante nepalês chamado Kamal.

A Secretária de Estado realçou também que a Segurança Social portuguesa apresentou um saldo positivo de cerca de 651 milhões de euros entre os contributos recebidos e os apoios sociais relacionados com migrantes.

Cláudia Pereira fez notar também que apenas 30 a 40% dos migrantes vem de fora da União Europeia, sendo a esmagadora maioria dos migrantes na Europa proveniente de outros países que integram a União Europeia.