Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-14 às 20h46

Secretária de Estado do Turismo quer aumentar capacidade de investimento no sector

Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, na abertura do 45.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, Funchal, 14 novembro 2019 (Foto: DR)

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirmou que um dos desafios do turismo em Portugal é aumentar a sua capacidade de investimento, reconhecendo, porém, que é preciso aliviar a carga fiscal das empresas que operam neste sector.

Rita Marques falava na abertura do 45.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, no Funchal, onde disse também que a obtenção de um sistema mais justo para estas empresas será agarrado «com assertividade» pelo Governo. 

A Secretária de Estado indicou como um passo «especialmente importante», para as famílias e para os empresários, a «criação um sistema fiscal mais justo, que possa potenciar maior investimento também no Turismo». Trata-se de um desafio não «só do turismo» como também «transversal a toda a economia», disse.

Rita Marques atribuiu ainda os «tempos extraordinários» do turismo em Portugal às «profícuas» parcerias público-privadas, acrescentando que «as métricas são boas, pelo que só podemos desejar fazer mais e melhor».


Melhoria das infraestruturas


Outros dos desafios para o sector apresentados por Rita Marques, durante a sua intervenção, foi «a melhoria contínua das infraestruturas já existentes» por onde entram os turistas em Portugal.

Para a Secretária de Estado é necessário, também, «capacitar todos os agentes que gerem estas infraestruturas» e deu como exemplo o aeroporto do Porto, onde foram recentemente implementados novos modelos operacionais, permitindo uma «eficiência acrescida na ordem dos 60%».

«Temos de fazer um esforço de gerir os recursos que temos, alguns deles limitados» como é o caso dos 'slots' aéreos (autorizações de descolagem e aterragem) que precisam de uma melhor gestão «de modo a trazer mais hóspedes para Portugal», disse Rita Marques, acrescentando que é preciso também «saber trabalhar com os operadores aéreos, incentivando-os a diversificar rotas, a trazer turistas para Portugal», num trabalho complexo que envolve uma negociação diária, envolvendo «vários agentes público-privados».

A melhoria das infraestruturas existentes, a capacitação dos agentes que gerem essas mesmas infraestruturas e dos operadores que as utilizam, são outros dos desafios apresentados pela Secretária de Estado.


Valorizar a oferta


Rita Marques referiu ainda a necessidade de criação de infraestruturas turísticas que valorizem a oferta. Numa altura em que a permanência média de um turista em Portugal vai dos dois aos seis dias, a Secretária de Estado afirmou que é preciso fazer um esforço para que esta média aumente. 

«Portugal tem muito para visitar e muito para ver e é muito importante que a oferta turística, quer a nível da hotelaria e não só, melhore para que «a fruição turístico-cultural exista», não apenas «nas grandes cidades, mas em outras geografias, incentivando o turista a percorrer Portugal de lés a lés» concluiu.