Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-12-09 às 19h53

Secretária de Estado Adjunta e da Saúde reitera empenho no combate à fraude no SNS

Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, no Centro de Controlo e Monitorização do Serviço Nacional de Saúde, Maia, 9 dezembro 2019
No dia em que se assinala a luta contra a corrupção, a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, visitou as instalações do Centro de Controlo e Monitorização do Serviço Nacional de Saúde, na Maia.

A visita teve como objetivo lembrar que o Governo está comprometido com medidas preventivas e de combate à fraude e corrupção em todas as áreas de governação.

Jamila Madeira afirmou que o investimento no Centro de Controlo e Monitorização do Serviço Nacional de Saúde é prioritário para o Governo porque «rigor, transparência e monitorização permanentes são instrumentos essenciais no combate à fraude e à corrupção».

Na área da Saúde, que absorve parte significativa dos recursos do Estado, foram adotadas medidas de prevenção e permanente monitorização ao longo dos últimos anos, em articulação com a área da Justiça e em conjugação com as autoridades judiciárias.

O Centro de Controlo e Monitorização do Serviço Nacional de Saúde tem sido um instrumento essencial no esforço permanente de rigor e transparência.

O Centro depende dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde – que têm em curso a atualização do modelo de combate à fraude e desperdício do SNS – o que lhe permitiu ganhar mais eficiência e gerar novas sinergias.

Assim, o Centro confere, por mês, 200 milhões de euros em faturas, 14 milhões em embalagens de medicamentos e 5,4 milhões em exames dos meios complementares diagnóstico e terapêutica.

O Centro de Controlo e Monitorização do Serviço Nacional de Saúde processa mensalmente mais de 8 milhões de documentos, dos quais mais de 70% são desmaterializados.