Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-07-16 às 11h52

Saúde quer implementar medidas para promover «soberania médica» da Europa

Ministra da Saúde, Marta Temido, na terceira reunião informal de Ministros da Saúde da União Europeia, Berlim, Alemanha, 16 julho 2020
A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou a importância de os países da União Europeia implementarem medidas para promover a «soberania médica» da Europa, evitando movimentos nacionalistas e protecionistas.

Antes da reunião informal de Ministros da Saúde da União Europeia, em Berlim, onde Marta Temido esteve acompanhada presencialmente pelos Ministros da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, e da Eslovénia, Tomaz Gantar, e pelos restantes por videoconferência, foi também destacada a transparência na produção de medicamentos.

É necessário «aumentar a transparência no processo de produção dos medicamentos, diversificando as cadeias de fornecimento, e realocar a produção farmacêutica na Europa», disse.

A terceira reunião informal dos Ministros da Saúde da União Europeia teve o combate à Covid-19, o fortalecimento do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) e o reforço do abastecimento de medicamentos e produtos médicos na União Europeia como temas fulcrais.

A sessão abordou ainda o reforço do financiamento e a expansão de programas como o EU4Health e o InvestEu, bem como a partilha de dados de saúde pública, necessários para apoiar a tomada de decisões por parte dos órgãos reguladores e da saúde.