Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-09-24 às 14h51

Robustecer setor agrícola nacional é fundamental para recuperar economia

Mensagem do Primeiro-Ministro na apresentação da Ambição Agro 2020-30
Primeiro-Ministro durante a mensagem gravada exibida na abertura da conferência da Confederação dos Agricultores de Portugal, 24 setembro 2020
O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que para recuperar e a economia e torná-la mais resiliente será necessário «robustecer o setor agrícola nacional».

Na apresentação da Ambição Agro 2020-30, numa conferência da Confederação dos Agricultores Portugueses em que o Primeiro-Ministro participou através de um vídeo previamente gravado, António Costa salientou o papel que os agricultores portugueses desempenharam na primeira fase da pandemia para garantir que nada faltasse na mesa dos portugueses.

António Costa salientou que a Ambição Agro 2020-30 é um documento baseado nas premissas da sustentabilidade, inovação e exportação, «num contexto de recuperação da atividade económica nacional» e vai ao encontro da Agenda de Inovação para a Agricultura 2030, apresentada pelo Governo a 11 de setembro.

A sustentabilidade da agricultura em Portugal vai ser posta em causa e António Costa sublinhou que «a subsistência da agricultura depende de se conseguir combater as alterações climáticas e estas dependem de uma agricultura ambientalmente responsável e sustentada».

«Quanto à inovação e exportação, sabemos que foi graças à inovação na Agricultura que Portugal reduziu em 400 milhões de euros o seu défice alimentar. Foi essa inovação que permitiu que ao longo da última década as exportações portuguesas do setor agroalimentar tenham crescido, em média, 5% ao ano. Em 2019 as exportações do setor agroalimentar representavam 11% da totalidade de exportações de bens no nosso país que exportava para 185 mercados. Só nos últimos 5 anos abrimos mais de 50», acrescentou.

O Primeiro-Ministro reiterou a importância da Agenda de Inovação para a Agricultura 2030, referindo que é um documento que garante «um olhar integrado e estratégico das diferentes iniciativas, estruturando de forma coerente a visão de futuro da agricultura em Portugal». «Apela ao envolvimento da sociedade, e enfatiza a importância da valorização do território, do desenvolvimento das cadeiras de valor e das políticas públicas, como impulsionador e promotor desta visão».

«Um elemento-chave da agenda passa por reforçar e valorizar a rede de inovação da agricultura, transformando-a numa rede integrada e coesa, em diálogo com as universidades e com os empresários», sublinhou.

O evento conta também com a presença, por videoconferência, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.