Saltar para conteúdo

Notícias

2021-04-28 às 15h26

Ritmo de vacinação vai acelerar no País

Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, na inauguração do Centro de Hemodiálise do Hospital de São João, Valongo, 28 abril 2021

O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, afirmou que o ritmo de vacinação vai acelerar no País, estando prevista a administração diária de 100 mil vacinas contra a Covid-19.

«Ontem foi inoculada a vacina três milhões com uma redução de prazos muito significativa. Foram dois meses para dar o primeiro milhão, depois foram 33 dias para dar o segundo milhão e 19 dias para dar dos dois milhões aos três milhões. O ritmo acelera à medida que chegam mais vacinas. Estou certo que o quatro milhão será dado num período menor do que os 19 dias entre o segundo e o terceiro milhão», disse o Secretário de Estado.

Diogo Serras Lopes falava durante a inauguração do novo Centro de Hemodiálise do Hospital de São João, no Porto.

Sobre o o auto-agendamento, o Secretário de Estado disse que o mesmo «é absolutamente essencial para o acelerar do ritmo», para além de «retirar ao pessoal da saúde o trabalho de agendar» vacinas.

Diogo Serras Lopes relembrou também que os Espaços Cidadão vão poder receber a inscrição para as vacinas dos maiores de 65 anos.

«Estou certo que as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia também colaboram e que também os netos e as pessoas com mais capacidades tecnológicas podem colaborar. Já temos dezenas de milhares de agendamentos. O limite foi colocado nos 65 anos e vai baixar conforme se atinja a totalidade dos 65 anos e assim sucessivamente», disse ainda.