Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-02-19 às 22h46

Reunião da Comissão de Acompanhamento da Sardinha

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participou na reunião da Comissão de Acompanhamento da pesca da sardinha, órgão de consulta e de aconselhamento para a gestão da pescaria, e que integra representantes dos setores da produção, da indústria de transformação, designadamente das conservas e congelação, dos comerciantes, dos sindicatos, da Docapesca, do IPMA, e das organizações não governamentais.

Ricardo Serrão Santos lembrou que é preciso cultivar o diálogo pois «só teremos sucesso se a governação for sustentada no melhor conhecimento científico ao serviço do setor social económico e apoiado pela sociedade».

O Ministro considerou que a abundância de sardinha «representa ao mesmo tempo a segurança e a saúde dos ecossistemas marinhos, mas também a segurança da nossa economia e da nossa cultura» e afirmou que a comunidade que se dedica a esta pesca lhe merece «o maior respeito e atenção».

Na reunião, onde esteve também a Secretária de Estados das Pescas, Teresa Coelho, foi apresentado um balanço da campanha de pesca em 2020, tendo todos os participantes tido a oportunidade de apresentar os respetivos pontos de vista, o que permitiu estabelecer um diálogo muito construtivo e proveitoso.

Reconhecendo que o principal objetivo do Plano Plurianual de Gestão e Recuperação da Sardinha Ibérica 2018-2023 foi atingido e ultrapassado em 2020, os governos de Portugal e de Espanha decidiram apresentar um novo Plano de Gestão para a Sardinha Ibérica, com o total envolvimento dos seus organismos científicos e com um período de vigência de cinco anos (2021-2026). O presidente do IPMA, Miguel Miranda, apresentou na reunião os detalhes científicos que estão na base do plano.

O Ministério do Mar afirmou estar fortemente empenhado em garantir que as possibilidades de captura de sardinha em 2021 correspondam aos anseios e ambições  das comunidades piscatórias, assegurando simultaneamente a sustentabilidade do recurso para as gerações futuras, com base no melhor aconselhamento científico.  
Tags: pesca
Áreas:
Mar