Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-04-28 às 22h45

Retoma do futebol «terá de ser sustentada em fundamentos técnicos de saúde»

Primeiro-Ministro António Costa, membros do Governo e representantes de instituições desportivas durante a reunião na residência oficial do Primeiro-Ministro, Lisboa, 28 abril 2020 (Foto: António Cotrim/Lusa)
O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que «a retoma das competições de futebol, quando for decidida, terá de ser sustentada em fundamentos técnicos de saúde».

«Não podemos correr riscos que ponham em causa a saúde nem dos atletas nem dos adeptos», disse o Primeiro-Ministro no final de uma reunião com os presidentes da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, do Benfica, Luís Filipe Vieira, e do Sporting, Frederico Varandas.

António Costa destacou que «o futebol é mesmo o desporto rei» em Portugal». «A vontade que sentimos de voltar a assistir ao vivo a um jogo de futebol e de vibrarmos com os golos da nossa seleção é imensa. Sendo essa, acredito, a nossa vontade coletiva, essa decisão não pode ser emocional nem tomada de impulso», acrescentou.

A reunião na residência oficial do Primeiro-Ministro, que contou com a participação dos Ministros de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e da Saúde, Marta Temido, teve o objetivo de analisar os termos em que pode ser efetuada a retoma dos campeonatos profissionais e o levantamento de restrições na área do desporto.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, afirmou que o futebol profissional tem um «impacto económico muito relevante para a indústria» e referiu que «há uma análise em curso que envolve as autoridades e saúde e especialistas que a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional envolveram neste processo».

«A primeira preocupação é a saúde pública, mas o Governo também compreende que nesta modalidade em particular há um impacto económico muito relevante para a indústria. Se não podemos deixar colapsar a indústria de uma forma geral, a indústria do futebol também não deve ficar à margem desta preocupação para que não haja esse colapso», disse.

Minimizar prejuízos no setor dos espetáculos

O Primeiro-Ministro António Costa afirmou também, através da sua conta oficial na rede social Twitter, que o Governo vai procurar minimizar os prejuízos do setor dos espetáculos em conjunto com os empresários e promotores de festivais de música.

«Hoje, ouvimos as preocupações dos principais promotores de eventos e espetáculos de grandes afluências de público, e analisámos os grandes desafios que se colocam. Vamos trabalhar em conjunto na busca de soluções que minimizem os impactos da crise provocado pelo Covid-19 no setor», escreveu.

Na reunião com os promotores dos maiores festivais de música, estiveram presentes, além do Primeiro-Ministro, os Ministros de Estado da Economia e da Transição Digital, e da Saúde, a Ministra da Cultura, Graça Fonseca.