Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-03-17 às 20h12

Respostas às crises climática e económica em foco em visita ao norte

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, na conferência «O Oceano e o Clima» Vila Real, 17 de março de 2022
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, deslocou-se ao norte do País onde contactou com agentes do setor económico, cientistas e atores culturais. O objetivo foi discutir as respostas às crises climáticas e económicas.

Na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, realizou a intervenção de abertura no seminário «O Oceano e o Clima», assinalando que esta instituição do interior do País também tem tido um notável envolvimento nos assuntos do mar. 

«É revelador estarmos a fazer esta sessão no município de Vila Real que, no panorama nacional, pode ser considerado um concelho do interior, certamente um concelho não costeiro. Mas também aqui o Oceano demonstra a sua influência, nomeadamente pela ação que exerce sobre o clima, com as suas correntes ou como grande sumidouro de carbono e de calor», afirmou o Ministro Ricardo Serrão Santos na sessão, que visa ser um contributo nacional para a Década das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030. 

Neste evento organizado pelo Comité Português para Comissão Intergovernamental da UNESCO e colaboração com a UTAD, o Ministro do Mar apelou à participação na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que se realizará em Lisboa de 27 de junho a 1 de julho, salientando a importância do Objetivo 14 da Agenda 2030 da ONU, relacionado com a saúde dos Oceanos, para o Desenvolvimento Sustentável em geral. 

Nesta deslocação ao norte do País, o Ministro visitou ainda duas unidades conserveiras – Ramirez e Pinhais -, em Matosinhos, tendo destacado a recente publicação de uma portaria que permite a adaptação dos projetos de investimentos em curso do Programa Operacional Mar2020 que possam sofrer consequências económicas da guerra na Ucrânia. A visita foi acompanhada pela Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e pela Gestora do Programa Mar2020, Dina Ferreira.

Na dimensão cultural, o Ministro Ricardo Serrão Santos visitou o Espaço Interpretativo «Os Locais e Culturas da Viagem de Magalhães», em Sabrosa, e esteve presente no espetáculo «DeclaMAR Magalhães - Poesia e Música na Senda da Primeira Circum-navegação», em São Martinho da Anta. A visita foi acompanhada pela Presidente da Câmara de Sabrosa, Maria Helena da Lapa, e pelo Presidente da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-navegação de Fernão de Magalhães, José Marques.

Tags: oceanos
Áreas:
Mar