Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-11-10 às 20h10

«Resposta preventiva muito forte é fundamental para travar crescimento da pandemia»

Declaração do Ministro da Administração Interna após reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita,  afirmou que garantir «uma resposta preventiva muito forte e antecipada é fundamental para travar a tendência de crescimento da pandemia que se verifica em Portugal desde outubro».

Na conferência de imprensa após a reunião da Estrutura de Acompanhamento e Monitorização do Estado de Emergência, em Lisboa, o Ministro reiterou que «a evolução recomenda uma atenção e prevenção máximas por parte de todos os cidadãos».

Eduardo Cabrita referiu que a evolução é grave a nível mundial e tem exigido «um conjunto de situações muito complexas que têm determinado a adoção de medidas muito restritivas das liberdades individuais e atividades económicas».

Portugal tem neste momento 80 mil casos ativos quando em agosto eram 12 mil e Eduardo Cabrita sublinhou que «nos últimos dias os números de novos infetados têm sido superiores a quatro mil por dia», sendo que são também os valores mais elevados desde o início da pandemia.

O Ministro da Administração Interna reiterou a importância de travar o crescimento da pandemia e sublinhou que o conjunto de medidas adotadas pelo Governo são «a melhor e única forma de solidariedade ativa que todos os portugueses podem manifestar relativamente aos profissionais de saúde do SNS e de todas as estruturas de resposta da área da saúde».

Eduardo Cabrita sublinhou o objetivo dinâmico de garantir que as regiões do Alentejo e do Algarve não sigam a tendência de crescimento de casos registada na região de Lisboa e Vale do Tejo e que, por sua vez, a região de Lisboa e Vale do Tejo não replique a evolução verificada na região Norte. «Para travar esta tendência de crescimento e para permitir que os serviços de saúde tenham uma capacidade de resposta que permita aumentar o número de recuperados é essencial a restrição de atividades não essenciais», acrescentou.

Portugueses respondem positivamente às medidas

O Ministro afirmou que «nestes dois dias de limitação de circulação na via pública», desde a entrada em vigor do Estado de Emergência, tem-se verificado uma «adesão generalizada dos cidadãos».

«Apelo ao respeito pelas regras que estabelecemos, quer relativamente às restrições menos intensas nas zonas em situação de calamidade, quer relativamente aos 121 municípios sujeitos a esta limitação de circulação na via pública», acrescentou.

As forças de segurança estão a reportar um «generalizado cumprimento das recomendações» do Governo e Eduardo Cabrita sublinhou ainda o esforço de descontaminação de veículos e de instalações que está a ser operado pela Guarda Nacional Republicana, tendo atingido já um total de 3.500 veículos do INEM e da Cruz Vermelha Portuguesa, «tal como centenas de instalações públicas».