A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, apresentou, em video, o segundo Relatório anual da sobre o Estado de Direito nos 27 países da União Europeia, elaborado pela Comissão Europeia, tendo destacado que, no que se refere a Portugal, o Relatório faz uma apreciação geral muito favorável.
Nomeadamente, o relatório:
- Sinaliza medidas em curso para responder aos desafios associados à eficiência do sistema judicial, no segmento respeitante à justiça administrativa, em particular no que se refere aos recursos humanos e aos esforços feitos em matéria de digitalização.
- Destaca a aprovação da Estratégia Nacional Anticorrupção, assim como as medidas legislativas que lhe estão associadas, visando a revisão do regime processual penal, a fim de garantir maior celeridade aos processos complexos, referindo as preocupações expressas pelo Ministério Público quanto à falta de meios.
- No quadro de uma apreciação muito positiva do sistema constitucional português e do seu equilíbrio de pesos e contrapesos, é valorizado especificamente o controle parlamentar, judicial e administrativo das medidas extraordinárias adotadas pelo Governo no contexto da pandemia.