Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-02-21 às 19h19

Relações entre Portugal e África do Sul intensificam-se

Ministro da Administração Interna, Augusto Santos Silva, com ministra das Relações Internacionais e Cooperação sul-africana, Naledi Pandor, Pretória, 21 fevereiro 2020
O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que o relacionamento de Portugal com a África do Sul foi intensificado após a sua visita a este país.
 
No final de uma reunião em Pretória com a ministra das Relações Internacionais e Cooperação sul-africana, Naledi Pandor, Augusto Santos Silva classificou o encontro como «muito rico, tendo sido abordadas coisas práticas».
 
O Ministro relembrou que «há pelo menos sete anos» não havia «um encontro de alto nível entre Portugal e a África do Sul» ainda que haja «objetivamente uma grande convergência entre os dois países na cena internacional».
 
Comunidade portuguesa na África do Sul
 
Augusto Santos Silva disse também que «há uma leitura muito semelhante que os dois países fazem em relação à situação africana e deste cone sul de África», onde Portugal tem «um interesse direto, que é a comunidade de centenas de milhares» de portugueses.
 
O Ministro destacou ainda o facto das autoridades sul-africanas terem emitido, antes e após a reunião, «declarações públicas tratando a comunidade portuguesa em termos inultrapassáveis». 
 
«O cuidado que a senhora Ministra teve em perguntar-me como se sentia a comunidade, que problemas é que experimentava é prova de uma relação muito carinhosa», acrescentou.
 
Cooperação bilateral
  
Sobre a cooperação bilateral entre os dois países, Santos Silva disse que a mensagem principal que leva «é a importância que a África do Sul concede a maior investimento de empresas portuguesas neste país». 
 
Relativamente à presidência portuguesa da UE e à conciliação de agendas com a presidência sul-africana da União Africana, o Ministro disse que, uma vez que se está «a construir um mercado continental baseado nas regras do comércio livre», «o próximo passo será pôr em cima da mesa de negociações entre os dois blocos um acordo entre os dois blocos».
 
Augusto Santos Silva disse também que é prioritário expandir e desenvolver o ensino do português, quer no sistema de ensino básico e secundário, quer nas instituições de ensino superior, tendo nesse âmbito renovado o protocolo de cooperação com a Universidade Wits, em Joanesburgo. Neste âmbito vai ainda ser assinado, no próximo mês, um protocolo para formação em português de diplomatas sul-africanos do Ministério das Relações Internacionais e Cooperação.
 
A viagem de Augusto Santos Silva à África do Sul começou com a chegada à Cidade do Cabo, onde manteve encontros com a comunidade portuguesa e visitou a Universidade da Cidade do Cabo. O Ministro visitou ainda o  Consulado-Geral de Portugal e o Departamento de Português da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, antes de se reunir, já em Pretória, com a sua homóloga sul-africana, terminando depois a deslocação com um encontro com a comunidade portuguesa.