Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-11-24 às 15h36

Relação entre ciência e sociedade tem sido «exemplar»

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, no 30.º aniversário do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica do Porto, Porto , 24 novembro 2020

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que este ano o Dia Nacional da Cultura Científica é «mais significativo do que nunca» e defendeu a necessidade da relação entre a ciência e a sociedade se tornar mais resiliente.

No final da celebração do 30.º aniversário do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica do Porto, no Porto, Manuel Heitor disse, numa declaração à agência de notícias Lusa, que apesar da relação entre a ciência e a sociedade ser «exemplar» ainda é preciso «fazer mais».

«Portugal tem hoje metade dos jovens no ensino superior, não chega. Temos de ter mais. Portugal cresceu muito no esforço de investigação, mas não chega. Temos de fazer mais» disse, acrescentando que a situação vivida em Portugal «não é atípica do resto do mundo».

O Ministro lembrou que, em diferentes partes do mundo, «há uma crescente desconfiança face aquilo que é o conhecimento científico» e, por essa razão, é fundamental que a relação entre a ciência e a sociedade se torne mais resiliente.

«Esta resiliência que temos de criar só se pode fazer com mais educação, com perguntas melhores e uma relação de maior abertura dos cientistas para a sociedade e da sociedade para a ciência», disse ainda.

Manuel Heitor referiu também que o fortalecimento da relação entre a sociedade e a ciência permitirá encontrar «uma situação de maior equilíbrio» entre a atividade económica e a preservação do ambiente:

«Isto tem tudo a ver com a pandemia, porque a pandemia resultou de um desequilíbrio entre a atividade económica e o nosso planeta terra e esse equilíbrio passa por termos atividades económicas e sociais mais sustentáveis e uma sociedade com mais ciência, mais confiança no conhecimento e com mais conhecimento», disse ainda.