Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-05-06 às 12h06

Reforçar o papel das mulheres no setor do mar

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, na conferência «A Sea of Equality», 6 maio 2021
«Até termos igualdade no mar para todos, não temos igualdade no mar de todo» afirmou o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, na conferência «A Sea of Equality», organizada pelo Ministério do Mar e integrada na Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE).

A conferência, dedicada à necessidade e importância de reforçar o papel das mulheres no setor do mar, dividiu-se em dois painéis e contou com a participação nacional da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, e com a Diretora-geral da Direção Geral de Política do Mar, Helena Vieira. Para uma reflexão entre países europeus, a sessão contou ainda com a participação de Marie-Noelle Tiné-Dyèvre, do Cluster marítimo francês, de Yvonne Shields, da Irish Lights (Irlanda), de Pia Meling, da Massterly (Noruega), e de Irini Papanicolopulum, da Universidade de Degli Studi di Milano-Bicocca (Itália).

Ricardo Serrão Santos lembrou que a temática e a pertinência do evento se interliga com questões que serão também debatidas na Cimeira Social que irá decorrer no Porto, também no âmbito da PPUE. Neste evento dedicado à igualdade nas atividades marítimas, com exceção da nota de abertura por parte do Ministro do Mar, os painéis foram integralmente preenchidos por mulheres. O Ministro afirmou que «a igualdade de género está inscrita de forma profunda nos valores que a UE advoga e defende no seu quadro jurídico e deve ser mais estruturante para o setor do mar».

Tags: mar, igualdade
Áreas:
Mar