Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-02-29 às 18h34

«Reflexão, decisão e ação para desenvolver os territórios de baixa densidade»

Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, nas Jornadas do Mundo Rural 2020, Alcoutim, 29 fevereiro 2020
O Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, participou nas Jornadas do Mundo Rural 2020, em Alcoutim, Faro.
 
Nuno Russo referiu que «é apostando nestes territórios e apoiando a Agricultura, designadamente a pequena agricultura, a agricultura familiar e a agricultura biológica, que estaremos a contribuir para um desenvolvimento coeso do território, um desenvolvimento que envolverá outros setores como a restauração, o turismo, o artesanato e a cultura e que será capaz de convocar as pessoas e de as envolver na construção de soluções e projetos».
 
O Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural apelou assim à «capacidade de reflexão, decisão e de ação».

Deu como exemplos a «criação do Centro de Competências na Luta Contra a Desertificação (CCDesert), com sede em Alcoutim, e o seu princípio de transferência de conhecimento, investigação, formação, capacitação e divulgação, com objetivos bem definidos no Compromisso para a Investigação e Inovação» e «da Rede Alimentar Local de Mértola e o fomento das cadeias curtas para acrescentar valor aos produtos endógenos e criar boas práticas de produção e consumo nas comunidades locais».

«Reforçar, simplificar e agilizar todas as ferramentas já disponíveis para os agricultores, produtores, entidades públicas e privadas faz parte da nossa ação diária, seja no âmbito dos programas e projetos já referidos ou seja ainda em iniciativas como o Jovem Empresário Rural e o Estatuto da Agricultura Familiar, sendo essencial que todos os recursos sejam efetivamente disponibilizados às pessoas que nos territórios fazem a diferença entre o envolvimento e o despovoamento», disse Nuno Russo. 

Para o Secretário de Estado a «sustentabilidade, competitividade e inovação são então três conceitos chave que norteiam a nossa ação no Ministério da Agricultura. 

Acreditamos que estes são também ingredientes fundamentais na resposta a estes desafios, na procura de um crescimento duradouro e que abranja todo o território», disse ainda.