Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-03-04 às 17h10

Rede de postos de renovação do Cartão de Cidadão duplica com alargamento do serviço aos Espaços Cidadão

Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, na cerimónia de lançamento da campanha no Espaço Cidadão da Sobreda da Caparica, 4 março 2020
A rede de postos de renovação do Cartão de Cidadão vai duplicar com a disponibilização deste serviço nos Espaços Cidadão, contando com 970 postos em todo o território. Este serviço dirige-se a pessoas que tenham pelo menos 25 anos, que tenham Cartão de Cidadão válido ou caducado há menos de 30 dias e que tenha sido emitido antes de outubro de 2017.

A Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, esteve na cerimónia de lançamento desta campanha, que decorreu no Espaço Cidadão da Sobreda da Caparica, em Almada.

Na sua intervenção, a Ministra destacou que irá «continuar a apostar no alargamento do catálogo de serviços digitais», bem como «concretizar o princípio ‘digital por omissão’, garantindo que os cidadãos possam, sempre que possível, fazer uso dos meios digitais ao seu dispor para aceder à prestação de serviços públicos» e ainda «facilitar o acesso aos serviços públicos digitais já existentes, como o ePortugal.gov.pt ou o Portal SNS».

Ao longo das próximas semanas, os mais de 630 Espaços Cidadão vão integrar a rede de postos de renovação do Cartão de Cidadão, elevando para 970 o número de postos em que este serviço fica disponibilizado. Os cidadãos podem saber qual o Espaço Cidadão mais próximo de si no portal ePortugal e no Mapa Cidadão.

Nos 20 anos de existência das Lojas de Cidadão, houve 175 milhões de atendimentos. Só no último ano, foram realizados cerca de nove milhões de atendimentos nesta rede de atendimento ao público. Os Espaços Cidadão contabilizam mais de seis milhões de atendimentos desde 2014 e só em 2019 houve mais de 1,5 milhões de atendimentos registados.