Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-02-10 às 11h03

Rede de «Clubes Ciência Viva na Escola» triplica

Crianças na escola
O número de Clubes Ciência Viva na Escola vai triplicar. A Direção Geral da Educação (DGE) e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva aprovaram as candidaturas de 462 novos Clubes em todo o país, num investimento de 4,4 milhões de euros. A Rede passará assim, de 237 para 699 Clubes.

Para esta resposta educativa que integra também o plano de recuperação de aprendizagens 21|23 Escola+ designadamente a medida «Recuperar E xperimentando» foi definido um investimento total de 8 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sublinhando a aposta que, desde a primeira hora, foi assumida por este Governo com a criação dos Clubes Ciência Viva na Escola.

O projeto dos Clubes Ciência Viva na Escola iniciou-se em 2018, tendo como objetivo a promoção da literacia científica e tecnológica, o ensino experimental das ciências, a contribuição para a inovação pedagógica e para a promoção do sucesso escolar e o fomento do acesso dos estudantes a práticas científicas, servindo como um recurso fundamental para a concretização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. 

Os Clubes Ciência Viva na Escola funcionam como espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, plenamente integrados no currículo das disciplinas da área das ciências, desempenhando um papel preponderante no acesso ao conhecimento de base científica, com ênfase na sua vertente prática e experimental, numa perspetiva de valorização do ensino integrado STEAM («Ciência, Tecnologia, Engenharias, Matemáticas e Artes», na sigla inglesa).

Nos Clubes Ciência Viva na Escola estimula se um contacto direto e generalizado das escolas com a ciência, que não se limita a uma mera reprodução de experiências rotineiras de laboratório, apresentando se antes como espaços de trabalho em rede, envolvendo as escolas, as comunidades, instituições científicas e de ensino superior, autarquias, Centros Ciência Viva e as empresas com I&D, que apoiam o desenvolvimento de áreas que vão do Ambiente à Astronomia, Botânica, Física e Química, Matemática, Robótica, Fotografia, Cidadania, entre outras.

Como previsto, realizar se á outro concurso, no próximo ano letivo, visando uma ainda maior expansão destes recursos educativos no sistema de ensino.

O catálogo com informação detalhada sobre a Rede de Clubes Ciência Vi va na Escola, já em funcionamento pode ser consultado no site da DGE.
Tags: ciência, escolas
Áreas:
Educação