O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, afirmou que os restaurantes só serão reabertos quando for possível garantir segurança aos trabalhadores e consumidores.
Na cerimónia de assinatura da declaração de Compromisso entre o Governo e os parceiros sociais para a retoma económica e de assinatura do protocolo de cooperação entre a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Direção-Geral da Saúde, o Ministro sublinhou a necessidade de tomar as precauções necessárias.
«Se tudo correr bem, faremos uma avaliação durante esta semana em conjunto com a Direção-Geral da Saúde, com um conjunto de técnicos que acompanham o Governo nesta matéria, em discussão com parceiros sociais e com partidos políticos, e veremos se há condições para avançarmos para a fase seguinte», disse o Ministro.
Pedro Siza Vieira referiu que «a fase seguinte é marcada por um conjunto de restrições que são levantadas, entre as quais, talvez uma das mais impressivas do lado da economia, a reabertura dos estabelecimentos de restauração e bebidas».
«É importante que este restabelecimento da nossa normalidade da vida societária se faça de acordo com precauções que ofereçam quer aos trabalhadores quer aos consumidores uma experiência segura e sobretudo rodeada das cautelas necessárias para manter sob controlo os números de propagação da epidemia», reiterou.