O Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, esteve em Trancoso para visitar vários equipamentos municipais recentemente requalificados.
Ao lado do executivo do Município e do Presidente do Turismo do Centro, Carlos Miguel inaugurou o renovado Posto de Turismo, que vai servir de cartão de visita a quem vem de fora.
Não escondendo a sua aposta no setor turístico, Trancoso já integra a rede das 12 Aldeias Históricas de Portugal e, com o seu afamado mercado semanal, feiras gastronómicas, Festival das Vindimas e noites no Castelo, atrai milhares de turistas ao longo de todo o ano.
O concelho tem sabido «cultivar a sua História, a sua memória e o seu legado», tem agora «um centro histórico com uma magnífica recuperação, e tem sabido dar-lhe vida», referiu o Secretário de Estado aos jornalistas presentes.
«Mantém um dos mais importantes mercados semanais do País, muito importante para a comunidade e de enorme potencial turístico, pelo caráter genuíno que soube preservar», acrescentou.
No discurso que proferiu, o governante lembrou a importância dos fundos europeus para o desenvolvimento das regiões e deixou um apelo aos autarcas presentes. Numa altura em que estão a ser negociados os termos do próximo Quadro Comunitário, é fundamental que todos se interessem pelo tema, participem no debate político e percebam a importância das verbas serem geridas na e para as regiões. «Depois pode ser tarde demais. Candeia que vai à frente, alumia duas vezes», frisou.
O Secretário de Estado inaugurou depois o Estádio Municipal, que terminou as suas obras de requalificação, e a nova Pista de Atletismo, numa cerimónia a que se juntou a campeã olímpica Rosa Mota.
A atleta, que esta semana celebrou os 32 anos do seu título olímpico, mostrou-se muito satisfeita por ver que cada vez mais os autarcas apostam no desporto.
Carlos Miguel elogiou o proveito que muitos autarcas tiraram do Programa governamental BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais -, criado para dar nova vida a estruturas essenciais e que nos últimos anos ajudou à recuperação de piscinais, cineteatros e infraestruturas desportivas um pouco por todo o País.
«Uma prova de que quando a Administração Central e a Administração Local trabalham de braço dado, a população é bem servida», afirmou.
«É importante termos campeões, como a nossa Rosa Mota, que é um símbolo para todos, mas é igualmente importante darmos a possibilidade a todos de praticarem desporto – sejam jovens ou menos jovens», disse.
Carlos Miguel juntou-se a Rosa Mota na promessa de que voltarão, de «sapatilhas», quando a pandemia estiver numa fase controlada, para se puderem juntar aos trancosenses «numa corrida» na nova pista do concelho.