Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-02-03 às 21h04

Ministro da Administração Interna deu posse ao novo Diretor Nacional da PSP

Primeiro-Ministro, Ministro da Administração Interna e Ministra da Justiça na posse do novo diretor Nacional da PSP, Lisboa, 3 fevereiro 2020
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que vão ser admitidos, este ano, 1000 novos agentes para a PSP e uma nova lei de programação das infraestruturas e equipamentos para as forças de segurança, a partir de 2021.

«O Orçamento do Estado consagrará esta semana condições para admissões que se colocarão, pelo menos, no patamar dos 1000 novos agentes a iniciar formação em 2020», disse Eduardo Cabrita na cerimónia de tomada de posse do novo diretor nacional da PSP, superintendente-chefe Manuel Augusto Magina da Silva, onde esteve também o Primeiro-Ministro, António Costa.

O Ministro referiu também que o Governo e a nova direção nacional da PSP têm um desafio pela frente, que passa por encontrar uma solução para as dificuldades de alojamento que os novos agentes enfrentam, sobretudo nas grandes áreas metropolitanos ou região do Algarve.

Relativamente à Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos para as Forças e Serviço de Segurança Eduardo Cabrita referiu que cabe à nova direção nacional «apreciar os resultados da atual lei de programação e começar, desde já, a trabalhar na próxima lei de programação para o período 2021 e 2025».

A atual lei, que abrange novos equipamentos, viaturas e instalações para a PSP, GNR e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, começou em 2017 e termina em 2021.

«Aposta essencial» no fator humano

O Ministro destacou ainda «a aposta essencial» no fator humano, frisando que Portugal quer «uma polícia rejuvenescida» e «moderna».

Eduardo Cabrita disse que «o diálogo com as associações e sindicatos» vão permitir «uma redefinição do modelo de suplementos e a concretização de um modelo adequado de saúde e segurança na atividade policial».

Magina da Silva, até agora número dois da PSP, tomou posse como diretor nacional da Polícia Segurança Pública e substitui Luís Farinha, que estava no cargo desde novembro de 2013 e cujo mandato já tinha terminado em novembro de 2019.