Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-18 às 14h17

PRR e quadro financeiro plurianual vão dar «recursos inéditos na história» a empresas

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, na inauguração da unidade da Nogam, situada em Torre de Coelheiros, Évora, 18 junho 2021 (Foto: João Bica)
O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, afirmou que as empresas vão dispor de «recursos inéditos na história» através do Plano de Recuperação e Resiliência e do próximo quadro financeiro plurianual.

Em Évora, na inauguração da unidade da Nogam, situada em Torre de Coelheiros, o Ministro referiu que o Plano de Recuperação e Resiliência português «é, de entre todos os que já são conhecidos até ao momento, o que maior percentagem do orçamento dedica aos apoios diretos às empresas», sendo que o próximo quadro financeiro plurianual também «vai ter recursos para o apoio direto às empresas superiores aos dos anteriores quadros».

Os apoios serão destinados ao «investimento produtivo orientado para os bens transacionáveis e para setores cada vez mais inovadores e complexos», tendo em conta que «o País vai conhecer um momento de grande crescimento na próxima década».

Pedro Siza Vieira realçou a confiança de que o grande crescimento do investimento vai estar diretamente ligado à «grande capacidade de aumentar a competitividade externa da economia». «Este confiança não é uma esperança vã ou um otimismo desligado da realidade, assenta no testemunho e na evidência do percurso realizado nos últimos anos».

O Ministro destacou ainda que o setor agroalimentar «foi um dos maiores contribuintes» para «a maior transformação estrutural da economia portuguesa dos últimos tempos». «Foi o facto de termos crescido tanto nas nossas exportações e de termos passado a ter um saldo positivo na nossa balança comercial, algo que, neste momento, está consolidado», disse.