Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-24 às 19h43

Proteção das crianças não pode parar

Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa
O Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, afirmou que a proteção das crianças na escola não pode parar, bem como o aumento da inclusão. O Secretário de Estado referiu ainda a necessidade de «consolidar práticas inclusivas». 

«Nós tivemos escolas fechadas, mas a educação não parou em Portugal e a proteção não pode parar», afirmou João Costa, na abertura de um 'webinar' organizado pela Câmara Municipal de Cascais, sobre os direitos das crianças na escola em contexto de pandemia. 

O Secretário de Estado sublinhou que estão a ser preparados os futuros anos letivos, destacando os principais eixos a executar para a construção de escolas mais seguras e protetoras:

«O plano de recuperação em contexto educativo tem as aprendizagens como um dos eixos prioritários. As dimensões que têm que ver com a capacidade de aprender, de relacionamento com os outros são medidas que assumem um caráter emergencial. E, por isso, um dos domínios de atuação principal do plano está centrado na inclusão e no bem-estar», disse.

João Costa afirmou também que a criação de uma vivência de bem-estar na escola passará pelo reforço dos planos de desenvolvimento pessoal e comunitário ligados às artes, do acompanhamento aos alunos, do trabalho associado às competências socio emocionais, e da inclusão «que será integrada na matriz organizacional das escolas».

«Para muitos alunos o principal obstáculo às aprendizagens não está em qualquer dificuldade de aprendizagem está no não acreditar que é capaz e não se sentir parte da comunidade. Sempre que falamos de inclusão estamos a falar de cidadania, e só não consegue participar quem sente que está de fora», sublinhou.