Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-02-22 às 12h45

Prosseguem negociações com o Reino Unido na área das pescas

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, na videoconferência informal dos Ministros das Pescas da União Europeia, Bruxelas, 22 fevereiro 2021
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, presidiu em Bruxelas à videoconferência informal dos Ministros das Pescas da União Europeia, sobre as negociações com o Reino Unido relativamente às possibilidades de pesca.
   
Na conferência de imprensa, Serrão Santos começou por agradecer ao Comissário do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevicius, e aos Ministros responsáveis pelas pescas, por um debate que considerou ter sido «muito importante e esclarecedor quanto às prioridades do Conselho no âmbito das negociações bilaterais em curso entre União Europeia e Reino Unido».

O Ministro do Mar disse que os Estados-Membros salientaram a situação excecional das consultas em curso, tendo presente que é a primeira vez que estas estão a ter lugar e reiteraram a necessidade de as negociações serem conduzidas em estreita colaboração entre a Comissão e os Estados Membros, a todos os níveis.

O Ministro disse que a Presidência tenciona preparar um texto de compromisso sobre a decisão do Conselho, a fim de refletir os pontos de vista dos ministros, bem como as sugestões de redação previamente apresentadas pelas delegações.

Em relação às negociações entre União Europeia e a Mauritânia, Serrão Santos disse que vários foram os Estados-Membros que reforçaram a necessidade de chegar a um rápido acordo entre as partes, atendendo à importância estratégica deste acordo de parceira de pesca sustentável para as frotas da União Europeia.