Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-04-21 às 21h44

Projetos do PNAID representam investimento potencial de 50 milhões

Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes
A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, afirmou que os 72 projetos que estão a ser acompanhados no âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Investidor da Diáspora representam um investimento potencial de 50 milhões de euros.

Durante uma intervenção na abertura do colóquio «Potencial Económico da Diáspora», que decorre virtualmente com o objetivo de identificar e promover estudos, investigação e estatísticas que permitam conhecer melhor o contributo e potencial das comunidades portuguesas, a Secretária de Estado sublinhou que nos primeiros seis meses do programa de apoio foram emitidos 160 estatutos de investidor da diáspora.

O Programa Nacional de Apoio ao Investidor da Diáspora (PNAID) foi estabelecido com o objetivo de apoiar o investimento da diáspora em Portugal.

Os 72 projetos em fase de ideia e de implementação representam um investimento potencial de 50 milhões de euros e visam as áreas da agricultura, indústria alimentar, imobiliário e turismo, serviços a empresas e tecnologia de informação, da comunicação e eletrónica.

Berta Nunes sublinhou que os cerca de cinco milhões de portugueses fora do País representam «um enorme potencial económico para o desenvolvimento do País». Em 2020, as remessas dos emigrantes atingiram os 3612 milhões de euros, o equivalente a 1,8% do PIB português.