Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-02-04 às 9h55

Projetos de prevenção e combate à mutilação genital feminina reforçados com 50 mil euros

Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro
A linha de apoio técnico e financeiro lançada hoje pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, através da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, vem reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos no terreno na área da prevenção e do combate a práticas tradicionais nefastas, como a mutilação genital feminina (MGF).

«Este apoio financeiro às organizações da sociedade civil com intervenção junto das comunidades afetadas pela MGF permitir-lhes-á desenvolver projetos para o empoderamento de raparigas e mulheres, para a produção e divulgação de mais e melhor informação e para a capacitação de profissionais de sectores-chave. Será assim possível dar continuidade ao trabalho em rede entre as ONG e os vários interlocutores do projeto Práticas Saudáveis, da área da saúde, da educação, da promoção e proteção de crianças ou jovens, dos órgãos de polícia criminal e das autarquias.» disse a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

No anterior concurso, criado em 2018, foi possível alavancar 8 projetos que produziram resultados consistentes em áreas abrangidas pelo Projeto Práticas Saudáveis - Fim à Mutilação Genital Feminina. Por isso, a renovação desta linha de apoio revela o empenho do Governo no reconhecimento do impacto do trabalho das organizações da sociedade civil com ampla experiência no terreno e do seu papel ativo na concretização dos objetivos inscritos na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – Portugal + Igual 2018-2030.