Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-03-17 às 11h51

Programa Revive: contrato de concessão do Mosteiro do Lorvão assinado a 18 de março

Mosteiro de Lorvão, Penacova
O contrato de concessão para a reabilitação e exploração turística do Mosteiro do Lorvão, em Penacova, distrito de Coimbra, será assinado no próximo dia 18 de março, com a empresa Soft Time Unipessoal, Lda.
 
Implantado num verdejante vale, o Mosteiro do Lorvão remonta à data da primeira reconquista cristã de Coimbra, em 878 d.C., subsistindo, ainda, elementos arquitetónicos medievais, tais como capitéis românicos nas capelas do claustro.
 
No século X era já importante o seu estatuto e dimensão. No século XVI, o claustro sofreu remodelações de gosto renascentista e posteriormente todo o conjunto edificado foi objeto de importantes e continuadas obras de cariz barroco, que lhe proporcionaram a imagem majestosa que atualmente possui.
 
No século XX todo o conjunto foi requalificado para hospital psiquiátrico, tendo sido mantido e reinaugurado o órgão ibérico, exemplar único de dupla face, de dimensões e sonoridade fora do comum enquanto instrumento musical.
 
O Mosteiro de Lorvão encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910.
 
O imóvel será entregue por 50 anos para a instalação de um estabelecimento hoteleiro, num investimento estimado na ordem dos 7 milhões de euros, com início de exploração previsto para 2024.
 
Além da recuperação do imóvel, o concessionário obriga-se a pagar ao Estado uma renda anual de 37 320,00 euros pela concessão.

Programa Revive
 
O Mosteiro do Lorvão, classificado Monumento Nacional, é um dos 49 imóveis inscritos no Revive, um programa conjunto dos Ministérios da Economia, Finanças e Cultura, com a colaboração das autarquias locais e a coordenação do Turismo de Portugal. 
 
Pretende-se, com este programa, valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do País. 
 
Até ao momento, foram lançados concursos para a concessão de 23 imóveis no Revive, tendo sido adjudicadas 18 concessões, que representam um investimento total estimado em cerca de 138,6 milhões de euros e rendas anuais na ordem dos 2,4 milhões de euros.
 
O Mosteiro do Lorvão é o 18.º contrato assinado no âmbito do Programa Revive. 
 
O contrato será assinado pelo concessionário no Mosteiro do Lorvão, numa sessão que contará com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Penacova e da Secretária de Estado do Turismo, com emissão em direto, a partir das 14h30 do dia 18 de março, na página do município. 
 
Atualmente, está aberto, no Revive, o concurso para a concessão do Mosteiro de Santo André de Rendufe, em Amares.
 
Em breve, será relançado o concurso para concessão do Hotel Turismo da Guarda e lançados novos concursos para concessão dos Fortes de S. João da Cadaveira e de S. Pedro, em Cascais, e do Santuário de Cabo Espichel, em Sesimbra.