Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-04-12 às 16h08

Programa Heróis dos Testes evitou quase 900 surtos de Covid-19 em lares

Ministros Manuel Heitor e Ana Mendes Godinho à chegada à sessão que assinala um ano de testagem preventiva de Covid-19 em lares de idosos, Lisboa 12 abril 2021 (foto: João Bica)
O programa Heróis dos Testes - que há um ano lançou um processo de testagem preventiva de contra à Covid-19 em lares de idosos - evitou quase 900 surtos nestas instituições, disse a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

A Ministra falava na sessão que decorreu no Instituto da Segurança Social, em Lisboa, para assinalar um ano desde o lançamento deste programa, na qual participou também o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Durante a sessão foram assinados 21 protocolos que vão permitir a realização de testes de diagnóstico à Covid-19 nas estruturas residenciais para idosos até ao final de junho, prevendo-se ainda a testagem de 25% dos trabalhadores por semana.

O Ministro, por sua vez, disse que ao abrigo do programa Heróis dos Testes foram realizados cerca de 306 mil testes nos lares.

Sobre a cooperação entre a Ciência e a Segurança Social no combate à pandemia da Covid-19, Ana Mendes Godinho disse que a mesma foi determinante «para conseguirmos responder às pessoas da melhor forma, face a um enquadramento tão difícil que temos tido» e o facto de não ter havido, na última semana, mortes associadas à covid-19 em lares é o resultado desse esforço.

Manuel Heitor afirmou que o último ano foi também exemplo da «capacidade científica, que se adaptou a um movimento solidário para resolver uma causa», oferecendo «um contributo particularmente relevante».

Além do protocolo assinado no âmbito dos Heróis dos Testes, foi também formalizada, através de um protocolo entre os centros de investigação, uma rede de laboratórios científicos para situações de emergência e riscos de saúde pública.

O programa foi lançado há um ano com o objetivo de conter a propagação da doença Covid-19 em lares de idosos através da realização de testes regulares aos profissionais destas estruturas. Este foi um programa pioneiro que resultou de uma parceria entre o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, instituições de ensino superior e centros de investigação de todo o País.