Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-09-29 às 18h04

Programa de Revitalização do Pinhal Interior construído «à medida do território»

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, sessão solene do Dia do Município de Penela, 29 setembro 2021
A área de Governo da Coesão Territorial, em conjunto com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-Centro) e as 20 autarquias da região do Pinhal Interior, atualizou o Programa de Revitalização do Pinhal Interior (PRPI) com mais 208 milhões de euros.
 
Os novos projetos assentam em quatro domínios temáticos: Pessoas, inovação social, demografia e habitação; Economia, competitividade e internacionalização; Ambiente, florestas, agricultura e ordenamento; Turismo e marketing territorial. O financiamento do programa será feito através do próximo quadro de fundos europeus, o Portugal 2030, mas também do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), entre outros programas.
 
À margem da sessão solene do Dia do Município de Penela, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse à imprensa que o PRPI é «uma estratégia territorial integrada e um bom exemplo de coesão territorial», construído «à medida do território», tendo em conta os seus desafios e potencialidades. Na atualização do PRPI, desenhada «com a CCDR-Centro e as comunidades intermunicipais», foram ainda «identificados os projetos a apoiar» e «definidas as fontes de financiamento e os valores» a atribuir.
 
Para além de aumentar o valor previsto para o PRPI, a atualização do programa também passou por uma ampliação da área de incidência. O PRPI envolve agora os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Mação, Miranda do Corvo, Oleiros, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Proença-a-Nova, Sabugal, Sertã, Tábua, Vila de Rei e Vila Nova de Poiares, bem como 15 outras freguesias dos concelhos de Castelo Branco, Fundão, Penacova e Vila Velha do Ródão.
 
Em vigor desde 2018, o PRPI já mobilizou quase 314 milhões de euros de investimento, com 192 milhões de euros de apoio de fundos europeus, para cerca de 50 projetos, completou a Ministra.
 
Contribuir para a resiliência dos territórios
 
A discursar na Sessão Solene do Dia do Município de Penela, Ana Abrunhosa salientou a importância de desenhar medidas que vão ao encontro das especificidades de cada território para contribuir para a sua resiliência e dinamização económica e social.
 
Penela mostra bons exemplos de coesão, disse a Ministra, na «valorização das atividades mais tradicionais e das empresas», acrescentando a esses aspetos «as parcerias com centros de conhecimento que ajudam» a atrair investimento empresarial e novos trabalhadores. A instalação do centro de inovação HIESE neste concelho é, para a Ministra, uma amostra do trabalho que tem sido feito para incentivar a aposta em conhecimento e tecnologia nestes territórios.