Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-22 às 13h24

Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2021 exige «mobilização de todos»

Apresentação do Programa de Apoio a Edifícios + Sustentáveis 2021
Primeiro-Ministro, António Costa, durante a cerimónia de apresentação do «Programa de apoio a edifícios mais sustentáveis 2021», Sintra, 22 junho 2021 (Foto: José Sena Goulão/LUSA)

O Primeiro-Ministro, António Costa, afirmou que o Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2021, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma dotação total de 300 milhões de euros, exige «a mobilização de todos».

António Costa falava durante o lançamento da segunda fase deste Programa, que decorreu em Sintra, onde estiveram também presentes o Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, e o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.

«Neste Programa os nossos parceiros são todos e cada um dos portugueses. São os moradores de qualquer rua deste País», disse o Primeiro-Ministro, relembrando que a medida já foi recentemente testada no Programa da Estabilização Económica e Social e cujo sucesso levou à multiplicação do valor investido», passando a ser de 9,5 milhões de euros.

Sobre os 30 milhões de euros agora previstos para a segunda fase de execução Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis António Costa disse recear que «a ambição também seja baixa»:

«Não há ninguém que tenha interesse em viver numa casa onde o calor é excessivo, onde o frio é excessivo, consoante a época do ano» assim como «ninguém tem interesse em viver numa casa onde a fatura da eletricidade ou do gás é superior por má eficiência energética do edificado», detalhou.

O Primeiro-Ministro referiu ainda que, para além da poupança energética, este Programa constitui uma oportunidade para a reanimação imediata da economia, designadamente das micro ou das pequenas empresas do setor da construção, contribuindo assim a diminuição do desemprego.