Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-11-17 às 15h11

Programa de alojamento de sem-abrigo «foi uma pedra no charco de mudança nas respostas»

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, na assinatura de protocolos para soluções habitacionais para pessoas em situação de sem-abrigo, Coimbra, 17 novembro 2021 (Foto: Paulo Novais/Lusa)
A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou que o programa de alojamento de pessoas em situações de sem-abrigo «foi uma pedra no charco de mudança nas respostas integradas às pessoas sem-abrigo».

Em Coimbra, após a assinatura de protocolos para soluções habitacionais para pessoas em situação de sem-abrigo entre o Instituto da Segurança Social e a Associação Integrar, a Ministra reiterou que este programa «é para continuar» e que «nada disto é para voltar atrás».

Ana Mendes Godinho considerou que o programa é um sucesso e reiterou a necessidade de «continuar com estas respostas integradas e priorizando cada vez mais a intervenção a nível de prevenção».

Os protocolos celebrados em Coimbra vão dar resposta a 20 cidadãos em Coimbra (cinco em apartamentos partilhados e 15 em housing first) e são os primeiros assinados no âmbito do aviso deste programa lançado em 2021.

Ana Mendes Godinho referiu que há cerca de 500 pessoas já abrangidas pelo programa e que há protocolos previstos para dar resposta a mais 600 pessoas. «Espero que os 600 sejam já todos assinados nos próximos meses, idealmente no próximo mês. As candidaturas foram apresentadas em setembro e estamos aqui a imprimir uma grande rapidez», disse.

A Ministra salientou que estes projetos «garantem um direito básico: que estas pessoas tenham um alojamento, que também é uma condição básica de reintegração».