Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-11-10 às 10h32

Programa Crescimento Azul dos EEA Grants investe 10,3 milhões de euros em Portugal

Praia portuguesa

A Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), sob a tutela da área governativa do Mar, aprovou 10,3 milhões de euros para o financiamento de 26 projetos no âmbito dos Avisos 1 e 3, dedicados ao «Desenvolvimento de Negócios, Inovação e PME» do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants 2014-21. Este investimento visa financiar diretamente a criação de valor e o crescimento sustentável na Economia Azul em Portugal.

O apoio, agora concedido, irá permitir às empresas selecionadas desenvolver, aplicar e comercializar produtos e tecnologias inovadoras, incentivando também a cooperação entre empresas e instituições de investigação, numa lógica de inovação baseada na investigação.

Para este aumento da criação de valor e competitividade das empresas portuguesas, são apoiados projetos que se enquadram em diferentes setores da Economia do Mar:  Pesca e aquicultura; Portos Comerciais; Energia renovável oceânica; Indústria marítima e tecnologias de transporte marítimo; Infraestruturas offshore; Robótica; Recursos do mar profundo e mapeamento do Oceano profundo; Turismo náutico; Biotecnologia azul e bioeconomia; Monitorização ambiental e vigilância marítima.

Incluem-se também neste financiamento projetos que irão desenvolver e implementar tecnologias, processos ou soluções de negócio inovadoras para a recolha de lixo marinho, ou desenvolver soluções de negócio baseadas na captura de carbono e restauro do ecossistema através da reflorestação do oceano, com ervas marinhas, algas, ou outra solução natural equivalente.


Mais informações sobre o Programa Crescimento Azul: www.eeagrants.gov.pt/pt/programas/crescimento-azul.

Áreas:
Mar