Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-05-20 às 12h48

Programa Adaptar recebeu 7 500 candidaturas de microempresas

O Programa Adaptar Microempresas recebeu 7 544 candidaturas em apenas cinco dias. O programa foi apresentado pelo Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, no dia 2 de maio e começou a receber candidaturas na semana seguinte.

Os projetos apresentados estão já em análise e os primeiros apoios serão ser decididos ainda esta semana, antecipando o prazo previsto (10 dias úteis) para apenas cinco dias úteis. 

As candidaturas apresentadas somam um valor de investimento superior a 29 milhões de euros, a que corresponde um subsídio de cerca de 23 milhões de euros a fundo perdido. 

No topo das atividades que apresentaram candidatura estão o setor da restauração, do comércio a retalho e dos médicos-dentistas. 

Resposta sem falhas

A área de Governo do Planeamento regista com satisfação a adesão dos empresários a este mecanismo de apoio, sublinhando que o Programa Adaptar corresponde às necessidades das empresas, através de um mecanismo de apoio simplificado e rápido. 

Verifica-se também que o sistema administrativo montado com recurso às plataformas do Portugal 2020 revelou total capacidade de resposta, sem falhas, perante um volume de candidaturas inédito.

Este facto permite prevêr que serão cumpridos os prazos de decisão das candidaturas e também os prazos de pagamento dos respetivos apoios. 

Adequar empresas à Covid-19

Com uma dotação global de 50 milhões de euros, o Adaptar Microempresas visa criar apoiar a adequação das muito pequenas empresas às restrições de segurança impostas pela Covid-19. 

Podem ser financiadas as despesas com equipamentos de proteção individual, incluindo máscaras e roupa de proteção, com desinfeção de pessoal e das instalações e ainda com a adaptação de infraestruturas e com a compra de equipamentos de apoio ao teletrabalho. 

São aceites candidaturas com propostas de investimento entre 500 e 5 000 euros, às quais será atribuído um incentivo de 80% a fundo perdido, metade do qual será pago após a aprovação da candidatura. 

O Programa Adaptar contempla ainda uma dotação adicional de 50 milhões de euros destinados a apoiar as Pequenas e Médias Empresas. Neste regime, até ao momento, foram recebidas 312 candidaturas, que representam um investimento global de 8,7 milhões de euros.