Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-03-07 às 15h12

Primeiro-Ministro recebeu homólogo sueco

Primeiro-Ministro António Costa recebe o Primeiro-Ministro da Suécia, Stefan Lofven, Lisboa, 7 março 2020 (foto: Paulo Vaz Henriques)
O Primeiro-Ministro António Costa recebeu o Primeiro-Ministro suéco, Stefan Löfven, com quem discutiu a vontade comum em desenvolver as relações económicas e culturais, em estimular a cooperação entre as instituições universitárias e em fomentar o investimento entre os dois países.

Na reunião, António Costa e Stefan Löfven abordaram também a Parceria Europeia com África e de outras matérias da agenda europeia, nomeadamente dos objetivos da Presidência portuguesa da União Europeia, no primeiro semestre de 2021, durante a qual o Governo português quer fazer avançar no pilar social, através de um programa de ação e da organização de uma cimeira social europeia.

Compreender o outro

Na declaração conjunta à imprensa, no final da reunião, o Primeiro-Ministro português destacou que os Governos português e sueco partilharam os seus «pontos de vista, que não são coincidentes ainda, sobre o que deve ser o futuro do quadro financeiro plurianual» da União Europeia.

«Mas fizemos algo que é muito importante, que é cada um ouvir o ponto de vista do outro e, compreendendo o ponto de vista do outro, procurar encontrar uma solução comum», sublinhou, acrescentando que só assim será possível «obter, o mais rapidamente possível, um acordo».

«Um dia, espero que o mais cedo possível, chegaremos a um acordo, e para chegarmos a esse acordo há um caminho a fazer» que «pressupõe começar por compreender bem qual é o ponto de vista dos outros e ver como é que, tendo em conta o ponto de vista dos outros, os interesses nacionais dos outros, podemos conseguir encaixar o nosso próximo interesse nacional», disse.

António Costa disse também que «é essencial que a União Europeia não atrase a aprovação do próximo quadro financeiro plurianual» porque esta aprovação «é um sinal de confiança para os europeus e é fundamental para não criar novas incertezas sobre a dinâmica do crescimento económico, da criação de emprego na Europa» e da sua capacidade «de liderar a transição digital e o combate às alterações climáticas».

Após esta reunião, Portugal e Suécia estão «em melhores condições para trabalhar em conjunto» e para chegarem «ao próximo Conselho mais próximos» do que saíram do último Conselho Europeu, no qual não houve acordo sobre o orçamento.

«É da forma como todos conseguirmos encontrar-nos no interesse comum da Europa» e na «defesa do interesse específico de cada um que nós conseguiremos um bom acordo», sublinhou o Primeiro-Ministro.

«Orçamento moderno»

O Primeiro-Ministro sueco afirmou que «para a Suécia é importante ter um orçamento moderno e adequado e o processo precisa de ser levado para a frente».

Stefan Löfven afirmou também a importância do diálogo entre os líderes europeus e de uma clarificação de posições para que os países possam chegar a um acordo quanto ao orçamento comunitário.

O Primeiro-Ministro português é um dos principais líderes do grupo maioritário de países no Conselho Europeu, o chamado grupo dos Amigos da Coesão, que foi, entretanto, rebatizado de Amigos de uma Europa ambiciosa, enquanto o Primeiro-Ministro sueco é um dos quatro chefes de Governo que querem reduzir o orçamento da União em áreas como a coesão e a agricultura, defendendo que o dinheiro seja dirigido para outras políticas.