Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-09-10 às 13h02

Primeiro-Ministro destaca sentido cívico com que Jorge Sampaio exerceu os seus cargos políticos

Declaração do Primeiro-Ministro sobre a morte de Jorge Sampaio

O Primeiro-Ministro, António Costa, destacou o sentido cívico com que Jorge Sampaio exerceu as suas funções políticas, o mesmo com que assumiu a liderança do movimento estudantil, em 1962, de combate à ditadura.

Na sua declaração a propósito da morte do ex-Presidente da República - que foi também Deputado, líder parlamentar, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e membro dos Governos Provisórios - António Costa começou por dirigir condolências à sua família e «a todos os que que ao longo da vida trabalharam, e conviveram e partilharam a vida com o Dr. Jorge Sampaio».

«A todos e com todos partilho um profundo sentimento de tristeza e de perda neste momento», afirmou.

O Primeiro-Ministro disse também que os múltiplos cargos políticos assumidos por Jorge Sampaio, «foram sempre e só mais uma forma de exercer a sua cidadania»:

«Foi membro do Governo nos difíceis tempos dos Governos provisórios, foi deputado apaixonado, líder parlamentar num momento em que a Democracia já estava consolidada. Deu um contributo notável ao prestígio do poder local democrático, concorrendo e vencendo, por duas vezes as eleições para a presidência da CML. E finalmente exerceu o mais alto magistério, sendo eleito e reeleito Presidente da República, honrando o lema por que concorreu: um por todos e todos por um», descreveu António Costa.

O Primeiro-Ministro relembrou ainda a grande plataforma internacional lançada pelo ex-Presidente - quando já não tinha nenhuma função oficial -  para que os refugiados sírios pudessem prosseguir os seus estudos universitários.

«Em nome do Governo e estou certo que em nome da generalidade dos portugueses à sua família mais uma vez apresento as sentidas condolências. Curvamo-nos naquele em que foi um exemplo da luta pela liberdade, pela democracia e que tanto prestigiou com a sua verticalidade ética na nossa vida politica», concluiu.