Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-10-21 às 20h42

Primeiro-Ministro avaliou situação da Covid-19 com três municípios do Vale do Sousa

Primeiro-Ministro António Costa e Secretário de Estado Eduardo Pinheiro, na reunião com os presidentes das Câmaras de Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada, sobre o surto de Covid-19, Paços de Ferreira, 21 outubro 2020
O Primeiro-Ministro António Costa, acompanhado do Secretário de Estado Eduardo Pinheiro, que coordena a resposta do Governo à covid-19 no Norte, reuniu-se com os presidentes das Câmaras de Paços de Ferreira (Humberto Brito), Felgueiras (Nuno Fonseca) e Lousada (Pedro Machado) e com representantes das autoridades de saúde locais e regionais.

Na reunião foi analisado o aumento de casos de Covid-19 nestes municípios do interior do distrito do Porto e a respetiva resposta através de «medidas que visam conter a expansão da pandemia que tem origem em contágios iminentemente resultantes do convívio social», «que temos de ter capacidade de conter nos próximos dias».

Os contágios aconteceram «em atividades sociais, festas, encontros de natureza familiar ou não familiar», não tendo «ocorrido predominantemente em contexto laboral ou escolar», disse, referindo as autoridades locais de saúde.

Numa declaração à imprensa, António Costa referiu que, da reunião de hoje com os municípios do Vale do Sousa, resultaram algumas medidas que serão aplicadas nos próximos dias.

Assim, vai proceder-se ao «aumento da capacidade de testagem, de forma a ter identificados os casos e se poder cortar as cadeias de transmissão» e dos inquéritos epidemiológicos, com a colaboração dos municípios, «para recuperar o atraso que existe» nessa área. 

O Primeiro-Ministro referiu também a necessidade de criar «espaços alternativos para responder às situações que não requerem internamento hospitalar diferenciado, mas que requerem cuidados, de forma a aliviar as unidades hospitalares», cuja unidade central é o hospital de Penafiel.

A reunião permitiu também «recolher uma série de sugestões» para que os Ministros da Administração Interna e da Saúde, «no âmbito das competências que têm em situação de Estado de Calamidade, possam adotar medidas, nos próximos dias, para procurar conter a pandemia» nestes três concelhos.

António Costa disse ainda que a Administração Regional de Saúde do Norte assegurou que, «mesmo tendo em conta aquilo que é a previsão de aumento de pandemia na região» do Vale do Sousa «ao longo das próximas semanas, haverá resposta do Serviço Nacional de Saúde para as necessidades de internamento geral e de internamento em cuidados intensivos».