Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-08-06 às 19h05

Primeiro-Ministro assinala a data de 70% da população vacinada com a primeira dose

Primeiro-Ministro assinala a data de 70% da população vacinada com a primeira dose
O Primeiro-Ministro assinalou hoje, através de uma gravação em vídeo, que Portugal «atingiu hoje um marco muito importante: 70% dos portugueses estão vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19». 

Na mensagem, o Primeiro-Ministro sublinha que «este é um passo decisivo para as duas metas que temos de prosseguir: que no final deste mês de agosto, 70% dos portugueses tenham a primeira dose da vacinação e que no final do mês de setembro, 85% da população tenha a vacinação completa».
 
Só com a vacinação completa é possível o País voltar progressivamente à normalidade: «a vacinação é condição fundamental para cada um estar seguro e todos estarmos seguros. E para podermos retomar a normalidade da nossa vida», disse. 

Apelo ao máximo cuidado: «o vírus continua entre nós» 

Nesta mensagem gravada na Residência Oficial, em São Bento, o Primeiro-Ministro deixa um alerta e um apelo aos Portugueses: «convém não esquecer que a pandemia não acabou. As variantes continuam e não podemos pensar que tudo voltou já ao normal. Não, o vírus continua entre nós».
 
Por isso, reforçou o apelo para que todos, mesmo os já vacinados, continuem a cumprir escrupulosamente as regras de proteção determinadas pelas autoridades de saúde: «temos de continuar a manter toda a prudência: o uso da máscara, a higiene das mãos, o distanciamento físico. Seja quando voltarmos ao trabalho, seja agora quando muitos estão no gozo de férias». Alertando que «férias com Covid-19 não é o mesmo que férias sem Covid-19». 

Primeiro-Ministro felicita task force, profissionais de saúde e elogia comportamento dos portugueses  

A terminar esta comunicação, o Primeiro-Ministro fez questão de enviar uma importante mensagem de reconhecimento e felicitações: «quero felicitar o trabalho extraordinário da task force e dos profissionais de saúde que permitiram este resultado». E acrescentou que este marco hoje alcançado, também só foi possível com «a admirável adesão dos portugueses ao processo de vacinação».