Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-11-11 às 10h33

Previsões da Comissão Europeia confirmam credibilidade das contas do Governo

Ministro do Estado e das Finanças, João Leão (Foto: Manuel Almeida/Lusa)
As Previsões Económicas de Outono da Comissão Europeia (CE), publicadas hoje, revêm em alta as estimativas de crescimento do PIB para Portugal em 2021 e 2022, confirmando as perspetivas de forte recuperação económica do país, em linha com as estimativas apresentadas na proposta de Orçamento do Estado para 2022.

A CE aponta para um crescimento da economia portuguesa de 4,5% e 5,3% em 2021 e 2022, respetivamente, que compara com 3,9% e 5,1% das previsões anteriores.

As estimativas da CE confirmam que Portugal vai voltar a crescer significativamente acima da zona euro em 2022, com um crescimento de 5,3%, 1 p.p. acima da zona euro (4,3%).

Relativamente às finanças públicas, a melhoria das previsões da CE para o défice orçamental está alinhada com o valor apresentado pelo Executivo na proposta de Orçamento do Estado para 2022, confirmando a credibilidade das contas do Governo.

Em relação à dívida pública, as estimativas confirmam que Portugal retomou uma trajetória de forte redução da dívida pública este ano. A CE prevê uma redução de 11 p.p. da dívida pública de 135,2% em 2020 para 123,9% em 2022. Estes valores mostram que Portugal está no bom caminho para assegurar a sustentabilidade das finanças públicas e a estabilidade financeira.

«As previsões da Comissão Europeia mostram que o cenário macroeconómico e orçamental apresentado pelo Governo na proposta de Orçamento do Estado para 2022 é credível e que os portugueses podem ter confiança no futuro.

Confirmam, ainda, que o contexto de incerteza política que atravessamos não teve origem em problemas financeiros nem numa crise de finanças públicas, como aconteceu no passado.

Por outro lado, mostram que a atual situação não está a ser percecionada como um risco para as metas previstas no cenário apresentado pelo Governo em outubro».