Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-10-02 às 13h23

Prevenção estrutural de fogos nas áreas protegidas com apoios de 26 milhões de euros

Parque Natural do Litoral Norte, Esposende
Com financiamento do Fundo Ambiental, do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e dos programas operacionais regionais, está em curso a quarta geração de projetos de prevenção estrutural de incêndios e de reabilitação de ecossistemas nas áreas protegidas. 

Nesta fase, são abrangidos cinco parques naturais (Litoral Norte, Alvão, Serra da Estrela, Sintra-Cascais e Vale do Guadiana). O investimento nestes projetos é de 5,1 milhões de euros. No último quadriénio, o investimento neste tipo de intervenções ascende a 26,1 milhões de euros.

Estes programas de intervenção foram criados pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, na sequência dos incêndios de 2016. Com a aprovação do Plano-Piloto para o Parque Nacional da Peneda Gerês, em 2017, mobilizaram-se 8,4 milhões de euros. 

No mesmo ano foram lançados mais cinco projetos semelhantes em áreas protegidas (Parques Naturais de Douro Internacional, Montesinho, Tejo Internacional, Serra da Malcata e Monumento Natural de Portas de Ródão), com um investimento global de 4 milhões de euros.

Em 2019 aprovou-se a terceira geração dos projetos, incidindo em oito áreas protegidas (Parques Naturais da Serra de São Mamede, das Serra de Aire e Candeeiros, da Arrábida, do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e da Ria Formosa, Reserva Natural das Lagoas de Sancha e Santo André e Paisagens Protegidas da Serra do Açor e da Arriba Fóssil da Costa de Caparica), com investimento global de 8,5 milhões de euros.

No Parque Nacional da Peneda Gerês, desde a criação do programa, a área ardida reduziu-se em 85% face à média da última década. 

No mesmo período, na totalidade das áreas protegidas portuguesas, a redução da área ardida foi de 80%.