Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-12-07 às 16h12

Presidências de Portugal, França e Eslovénia apoiam grupo de alto-nível para o futuro da economia europeia no pós-pandemia

Ministro de Estado e das Finanças, João Leão

A pandemia provocada pela Covid-19 acelerou algumas transformações estruturais da economia europeia e acentuou assimetrias entre os Estados-Membros. Torna-se por isso premente adequar o modelo de governação económica a esta nova realidade.

A Cimeira da Recuperação, que se realizou em Lisboa em junho, e encerrou a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, lançou a discussão sobre o futuro da economia europeia no contexto pós-pandemia, e em particular, o futuro das regras orçamentais.

Na sequência do debate sobre as opções políticas para uma União Europeia mais forte e mais competitiva, os Ministros das Finanças de Portugal, França e Eslovénia assinaram o compromisso conjunto «Together for a Resilient Europe» (https://slovenian-presidency.consilium.europa.eu/en/news/together-for-a-resilient-europe/) e decidiram dar continuidade a esta discussão, apoiando o trabalho grupo de peritos independentes lançado pelo Comissário Europeu Paolo Gentiloni.

O mandato deste grupo foca-se nos desafios da economia no período pós-pandémico e em propostas de medidas de política e reformas do quadro económico atual, nomeadamente na governação económica, necessárias para promover o crescimento potencial da Europa, tendo em consideração as transições climática e digital. As três Presidências esperam que o trabalho deste grupo de peritos independentes, a ser publicado nos próximos meses, dê um contributo importante para a discussão dos Ministros.

Tags: economia
Áreas:
Finanças