Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-03-19 às 9h48

Presidência Portuguesa do Conselho da UE promove Digital Day

Membros da European Green Digital Coalition
A edição de 2021 do Dia Digital (Digital Day) realizou-se virtualmente, numa organização conjunta com a Comissão Europeia e da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, que reuniu os Estados-Membros para discutir os desafios das tecnologias digitais e como podem os países enfrentá-los, contribuindo, assim, para que a UE venha a liderar a dupla transição verde e digital.

Nesta edição, os Estados-Membros assinaram quatro declarações, em áreas-chave onde as tecnologias digitais terão um impacto muito significativo: Startup Nation Standards; European Data-Gateway Platform Strategy; A Green and Digital Transformation of the EU e European Green Digital Coalition.

A Declaração European Startup Nation Standard reúne um conjunto de políticas, com o objetivo de harmonizar o ecossistema de startups europeias e reforçá-los através de apoios, identificando igualmente áreas fundamentais para que qualquer ecossistema empreendedor dos 27 Estados-Membros assegure os standards nesta matéria.

A Declaração European Data-Gateway Platforms Strategy contribuirá para preparar a Europa para o aumento exponencial de dados que se prevê nos próximos anos e assegurar ligações entre a Europa e o resto do mundo que permitam a esta assegurar uma presença forte nesses mercados digitais e desta forma criar uma oferta de serviços digitais europeus.

A Declaração Green Digital Ministerial Declaration contribuirá para acelerar o papel da Europa na liderança global da transformação digital verde, com base nas conclusões do Conselho de 17 de dezembro de 2020 sobre "Digitalização para o benefício do meio ambiente", bem como na Estratégia Digital.

Por último, assinada pela indústria, a Declaração European Green Digital Coalition visa contribuir para acelerar a transição do setor das tecnologias da informação e comunicações para uma economia sustentável, neutra para o clima, circular e com poluição zero, enquanto contribuirá para a criação de uma sociedade e economia inovadoras, sustentáveis, inclusivas e resilientes.

Durante o Digital Day 2021, o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, destacou a criação da Aliança Europeia das Nações para o Empreendedorismo (Europe Startup Nations Alliance), no âmbito da Declaração European Startup Nation Standard.

Pedro Siza Vieira afirmou que «desta forma, Portugal na sua missão da presidência do Conselho da UE, quer contribuir adicionalmente com aquela que acredita ser uma estrutura e ferramenta que servirá como principal agregador, fonte de informação e promoção do ecossistema europeu como um todo». 

«Este contributo, em forma de estrutura permanente europeia, tem também como principal objetivo reforçar e fortalecer o empreendedorismo na União Europeia, num contexto que deve ser promovida a retenção de startups e talento neste setor», disse ainda.

Consulte as declarações assinadas