Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-09-25 às 15h45

Preço do teste à Covid-19 baixa

Centro de Saúde

O Ministério da Saúde atualizou o preço dos testes pagos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) às entidades convencionadas da área da patologia clínica/análises clínicas, para diagnóstico laboratorial do vírus SARS-CoV-2, para 65 euros.

O valor definido resulta da informação técnica elaborada pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) e da redução de custos, em particular no que se refere à componente analítica, estando em linha com a evolução dos preços destes testes a nível europeu. O valor definido reflete ainda os custos de contexto dos prestadores convencionados, face à sua capilaridade, e a preocupação com a estabilidade do serviço prestado à comunidade.

A atualização entra em vigor este sábado, no mesmo dia que é renovado por mais um mês o regime excecional aprovado em março, no âmbito das convenções estabelecidas.

O preço definido em março (87,95 euros) refletia as condições internacionais adversas do mercado, designadamente a escassez de reagentes verificada a nível mundial e os consequentes preços. O cenário é hoje diferente, verificando-se uma estabilização dos preços de mercado dos produtos utilizados, nomeadamente nos reagentes.

Foram ouvidas as associações do setor, Associação Nacional de Laboratórios (ANL) e a Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC). O Ministério da Saúde continua a reconhecer o importante contributo deste setor de atividade no combate à pandemia.

De acordo com os dados ainda provisórios da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), o valor global faturado pelos convencionados em testes de diagnóstico à Covid-19 ascende a 32,2 milhões de euros até Agosto. Este valor não inclui os testes adquiridos pelo Estado através de outras áreas setoriais. 

Tags: coronavírus
Áreas:
Saúde