Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-08-24 às 15h14

Portugal vai montar rede de diagnóstico viral

Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

Portugal vai montar uma rede de diagnóstico alargada e reforçada destinada a detetar o reaparecimento de covid-19 ou de outros vírus, para responder de forma célere e integrada a novos surtos virais, disse o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, na conferência de imprensa de atualização da situação da pandemia de Covid-19, em Lisboa.

Lembrando que «Portugal é hoje um dos países que mais testes por cem mil habitantes faz na Europa», acrescentou que o objetivo da expansão da capacidade laboratorial é duplicar a capacidade de testagem dos atuais 10 mil testes diários do Serviço Nacional de Saúde para cerca de 22 000 testes por dia.

A montagem da rede tem um financiamento de 8,4 milhões de euros previsto no Programa de Estabilização Económica e Social e a operacionalização técnico-científica a cargo do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge.

O investimento será feito sobretudo em infraestruturas e equipamentos, dando também uma melhor e maior resposta em todas as regiões do País, nomeadamente nas do Sul, onde mais falta.