Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-04-20 às 15h30

Portugal vai investir na digitalização da rede consular e no ensino do português à distância

Primeiro-Ministro António Costa com membros da comunidade portuguesa e lusodescendente de Andorra, 20 abril 2021 (foto: Clara Azavedo)
O Primeiro-Ministro António Costa anunciou que os investimentos na digitalização da rede consular portuguesa e nos meios para o ensino à distância do português serão reforçados, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O Primeiro-Ministro intervinha perante representantes da comunidade portuguesa e lusodescendente de Andorra, onde se deslocou para participar, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, na XXVII Cimeira Ibero-Americana, que se realiza nos dias 20 e 21.

António Costa afirmou que «no âmbito da União Europeia, foi criado o Plano de Recuperação e Resiliência e, no quadro desse plano, há uma verba muito significativa confiada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para desenvolver duas linhas fundamentais»: o ensino do português à distância e «uma rede consular verdadeiramente digital».

Com a digitalização, «passa a ser possível praticar todos os atos consulares, com exceção da recolha de dados biométricos, através da via informática», acrescentou.

O Primeiro-Ministro disse também que uma das próximas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 de junho), seja em Andorra: «Tenho a certeza que, se não for para o ano, ainda durante o atual mandato do Presidente da República, seguramente iremos celebrar aqui em Andorra o nosso 10 de Junho. Celebraremos com a presença do Presidente da República e, espero, também com a minha própria presença».

A comunidade portuguesa em Andorra, composta por 10 500 pessoas, é a segunda maior estrangeira do principado após a espanhola, e que representa cerca de 14% da população total.