Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-02-24 às 11h29

Portugal vai destinar um milhão de vacinas contra a Covid-19 aos países africanos de língua portuguesa e a Timor-Leste

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, e Ministra da Saúde, Marte Temido, apresentam balanço intercalar do Plano de resposta à pandemia Covid-19 em países lusófonos, Lisboa 24 fevereiro 2021 (foto: Miguel A. Lopes/Lusa)
Portugal vai destinar cerca de um milhão de vacinas contra a Covid-19 aos países africanos de língua portuguesa e a Timor-Leste, o que corresponde a uma afetação de 5% das suas vacinas à cooperação bilateral. 

O anúncio foi feito pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e pela Ministra da Saúde, Marte Temido, na sessão de apresentação do balanço intercalar do Plano de Ação na Resposta Sanitária à pandemia Covid-19 que envolve aqueles países.

Através deste Plano Portugal investiu até ao momento 3,8 milhões de euros na disponibilização de material médico e de proteção individual, em ações de formação e de assistência técnica e no transporte e logística de ajuda humanitária.

O Plano foi elaborado em junho de 2020 com o objetivo de contribuir para a mitigação dos efeitos da pandemia Covid-19 nos Países Africanos de Língua Portuguesa e em Timor-Leste e resulta de um esforço coordenado dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, Saúde, Defesa, Administração Interna, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e de entidades como a Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, a Ordem dos Farmacêuticos, a Fundação Aga Khan, o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto e a Fundação Gulbenkian, entre outros.