Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-08-03 às 14h41

Portugal tem feito mais de 13 mil testes por dia

Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, na conferência de imprensa sobre a situação da covid-19, Lisboa, 3 agosto 2020 (foto: Miguel A. Lopes/Lusa)
O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou que «na semana que findou, Portugal fez, em média, mais de 13 300 testes por dia», acrescentando que «não há qualquer orientação para testar menos», na conferência de imprensa sobre a Covid-19 em Portugal, em Lisboa, no primeiro dia desde o início da pandemia em que não foi assinalada nenhuma morte causada  pelo novo coronavírus.

Assim, a diminuição de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, registada nos últimos dias, não decorre de uma quebra no número de testes realizados. 

O Secretário de Estado afastou a política de testes como eventual explicação para a diminuição no número de novos casos de covid-19 registados diariamente, acrescentando, contudo, que a evolução aparentemente positiva deve ser interpretada com cautela.

«Temos analisado os números sempre com a maior cautela, sem euforias desmedidas quando a situação aparenta estar mais controlada, nem negativismos exacerbados quando as coisas não correm como gostaríamos», sublinhou.

Rastreio de contactos

A Direção-Geral da Saúde emitiu uma norma sobre o rastreio de contactos de infetados por Covid-19, que prevê que deixe de ser obrigatório realizar testes a estes contactos. António Lacerda Sales afirmou que a norma mais não faz que formalizar e normatizar aquilo que já eram os procedimentos habituais.

«A realização de testes a contactos de casos confirmados de Covid-19 sempre dependeu e continua a depender da estratificação do risco efetuada pelas autoridades de saúde», disse.

Apesar de ser uma ferramenta determinante, a eficácia a testagem é limitada se não houver, paralelamente, um trabalho de identificação de cadeias de transmissão, através de inquéritos epidemiológicos que permitam identificar e isolar os contactos, disse ainda.

Tags: coronavírus
Áreas:
Saúde