Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-09-28 às 21h04

Portugal tem «enorme responsabilidade de corresponder ao esforço da Comissão Europeia»

Primeiro-Ministro António Costa e Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, durante a conferência de imprensa conjunta, Lisboa, 28 setembro 2020 (Foto: António Cotrim/Lusa)
O Primeiro-Ministro António Costa declarou que Portugal e todos os Estados-Membros da União Europeia têm «uma enorme responsabilidade de corresponder ao esforço da Comissão Europeia que foi capaz de organizar de forma inédita a capacidade de resposta da Europa para a crise sanitária e económica provocada pela pandemia de Covid-19.

Em Lisboa, depois de uma reunião de trabalho com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, António Costa realçou que «dificilmente cada Estado-Membro poderia, por si só, responder a este desafio» e referiu que «todos os europeus estão reconhecidos à Comissão e à sua presidente pela forma como se tem respondido a esta crise».

António Costa sublinhou que a resposta é «um exemplo de como a união faz à força e reforça a capacidade de podermos estar à altura desta crise, que começou por ser sanitária mas que rapidamente se tornou uma grande crise económica e social».

«Cada Estado-Membro tem agora uma enorme responsabilidade para desenvolver um Plano de Recuperação e Resiliência», acrescentou António Costa, sublinhando também o esforço conjunto de todos os Estados «no apoio ao desenvolvimento e aquisição conjunta das vacinas, que é uma condição fundamental para ultrapassar esta crise».

Presidência portuguesa do Conselho Europeu

O Primeiro-Ministro afirmou que a reunião com a Presidente da Comissão Europeia serviu também como «oportunidade de ter uma primeira conversa sobre a próxima presidência portuguesa do Conselho Europeu», no primeiro semestre de 2021.

Portugal «elegeu como prioridade o desenvolvimento do pilar social da União Europeia, que é uma condição fundamental para reforçar a capacidade na área da saúde, no apoio aos idosos, no apoio aos jovens, mas também na criação de condições de reforçar qualificações para que todas as pessoas estejam mais bem preparadas para a dupla transição climática e digital».

António Costa sublinhou ainda a prioridade de «reforçar a inovação para as empresas serem mais competitivas e reforçar a proteção social, para que todos tenham confiança para enfrentar este duplo desafio» de transição climática e digital.

O Primeiro-Ministro expressou o desejo de que o «trabalho conjunto tão frutuoso» com a Comissão Europeia sob a presidência de Ursula Von der Leyen possa prosseguir e destacou que que tem existido uma atenção sempre «muito particular para com os problemas de Portugal».