Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-11-02 às 16h33

Portugal Tech II visa mobilizar 250 milhões de euros de investimentos em capital de risco

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, durante o anúncio do Portugal Tech II na Web Summit, Lisboa, 2 novembro 2021 (Foto: Mário Cruz/Lusa)
O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e o Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Ricardo Mourinho Félix, anunciaram a parceria Portugal Tech II durante a Web Summit, um dos maiores e mais importantes eventos tecnológicos do mundo.

O programa foi desenvolvido pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI), parte integrante do Grupo BEI, em cooperação com o Banco Português de Fomento (BPF), e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da indústria de capital de risco em Portugal.

Dando continuidade às parcerias de capitalização FEI - BPF lançadas nos últimos três anos, que incluem os programas Portugal Tech I, Portugal Growth e Portugal Blue, o novo programa terá uma dotação nacional de 50 milhões de euros, aos quais acrescem mais 50 milhões de euros de recursos europeus.

No total, o Portugal Tech II visa mobilizar 250 milhões de euros de investimentos em capital de risco para apoiar projetos de transferência de tecnologia de universidades para o mercado, e também start-ups de base tecnológica e elevado potencial em áreas como a inteligência artificial, machine learning, fintech, health tech e cibersegurança.

O Portugal Tech II irá selecionar fundos de capital de risco geridos por equipas privadas portuguesas com track-record relevante nos segmentos de venture capital, transferência de tecnologia e aceleração, que demonstrem ser capazes de levantar capital junto de investidores privados e institucionais.

O novo programa é inspirado no Portugal Tech I, que foi lançado em 2018 e que tem sido reconhecido pelo sucesso ao mobilizar capital privado e gerar cerca de cinco (5) euros de investimentos por cada (1) euro de financiamento nacional. Com um processo de investimento independente e uma rápida capacidade de execução, o programa conta como parceiros alguns dos mais destacados gestores de capital de risco em Portugal – Indico Capital Partners, Armilar Venture Partners e Faber Capital. 

Através dos seus fundos – que se encontram ainda em fase de investimento, o Portugal Tech I ajudou a financiar uma longa lista de empresas de base tecnológica com ADN português, das quais são exemplo a Bizay, a Sword Health, a Tonic App, a iLof, a Unbabel, a Infraspeak, a Casafari, a Anchorage, a Student Finance, a Barkyn, a Findster, a Codacy, a Raws, a Ydata e a Eattasty.

O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, afirmou que «o alargamento do programa Portugal Tech é prova do sucesso da parceria com o FEI, que permite agora reforçar o compromisso português com o vibrante ecossistema tecnológico em Portugal, garantindo que os fundadores das empresas continuam a ter acesso a financiamento adequado, a obter investimento privado e a atingir fases de maior crescimento».

O Ministro destacou ainda que «o Portugal Tech, que tem como parceiro nacional o BPF, continuará a apoiar um ambiente onde a tecnologia e a inovação desempenham papéis centrais na transformação da nossa economia».

O FEI encontra-se já a analisar propostas de fundos de capital de risco no âmbito do Portugal Tech II, devendo as candidaturas ser submetidas na sua plataforma online. O primeiro fundo a ser investido pelo programa deverá ser anunciado em 2022.