Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-12-15 às 16h05

Portugal sobe cinco posições no Open Data Maturity na União Europeia

Portal dados.gov
O Portal dados.gov - Portal de Dados Abertos da Administração Pública – contribuiu para que Portugal subisse cinco posições no estudo de maturidade de dados abertos desenvolvido pela União Europeia, «Open Data Maturity in EU».

O estudo avalia o nível de maturidade em relação a quatro dimensões: política, portal, impacto e qualidade, e fornece recomendações adaptadas ao nível de maturidade e às características de cada um desses grupos. Agrupa os países em quatro grupos diferentes: criadores de tendências, fast-trackers, seguidores e iniciantes, do mais maduro ao menos. Atualmente o portal dados.gov está inserido no grupo de iniciantes com 66% de concretização.
 
O dados.gov, que celebrou recentemente 10 anos, tem como principal atribuição angariar, referenciar e agregar dados abertos de diferentes domínios e sistemas da Administração Pública, constituindo desta forma, um catálogo central de dados abertos em Portugal.
 
Desenvolvido e gerido pela AMA, o dados.gov é baseado na plataforma criada pela Etalab e disponibilizado em código aberto (uData). Atualmente o portal inclui dados de 127 organizações, com 2666 utilizadores e 4888 datasets (conjuntos de dados), tendo sido registadas 51 reutilizações, apresentando uma média mensal de cerca de 33 mil visitantes.

O serviço público de divulgação de dados funciona ainda como um portal de indexação para outros portais/catálogos de dados abertos, setoriais ou locais.

Os dados abertos foram identificados pela União Europeia como um pilar para o desenvolvimento da sua economia, prevendo que o valor derivado da sua reutilização quadruplique entre 2018 e 2030, estimando-se que atinja nessa altura um valor de 194 mil milhões de euros. Desta forma, o dados.gov prevê manter o seu forte crescimento, de forma sustentada, para continuar a merecer a confiança dos seus utilizadores e atingir um número cada vez maior de reutilizações, sempre com base nos princípios Transparência, Informação, Confiança e Responsabilidade.