Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-11-03 às 18h15

«Portugal ser o país mais vacinado do mundo contra a Covid-19 é um resultado da sociedade»

Ministra da Saúde, Marta Temido, durante uma conferência na Web Summit, Lisboa, 3 novembro 2021 (Foto: Mário Cruz/Lusa)
A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou durante uma conferência da Web Summit que «Portugal ser o país mais vacinado do mundo contra a Covid-19 é um resultado da sociedade e não um resultado do Ministério da Saúde ou de uma pessoa».

Em Lisboa, na cimeira tecnológica, a Ministra realçou que agora «o primeiro passo é não esquecer as lições aprendidas». «A prevenção é chave para observarmos o futuro: continuamos a monitorizar diariamente a infeção, a fazer a sequenciação genómica do vírus e a controlar a eficácia das vacinas. Atingimos há dias os 86% de população vacinada e estamos agora a combinar a vacina da gripe com a dose de reforço, mantendo também medidas preventivas, como o uso de máscara», destacou.

Marta Temido sublinhou o trabalho fantástico dos profissionais de saúde, expressando um sentimento de «enorme respeito e gratidão». «Agora precisamos de recompensá-los e retê-los nos cuidados de saúde públicos. Nós precisamos deles, porque são a espinha dorsal dos cuidados de saúde».

A cooperação nacional e internacional foi outro ponto-chave do trabalho desempenhado na prevenção e combate à pandemia, com a Ministra a frisar a utilidade, no contexto europeu, de entidades como a Agência Europeia do Medicamento ou o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças.

«No primeiro semestre deste ano, Portugal estava na presidência rotativa da União Europeia, teve um início de ano complicado e a ajuda destas agências foi importante. Recebemos depois profissionais de saúde de outros países e o sentimento de solidariedade foi muito importante», disse.