Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-05-18 às 10h06

Portugal reafirma disponibilidade para apoiar defesa de Moçambique

Primeiro-Ministro António Costa e Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, Paris, 18 maio 2021
O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que Portugal está disponível para integrar forças militares ou outros apoios a Moçambique que sejam decididos no seio da União Europeia, numa declaração feita no final de uma reunião com o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, em Paris.

«A União Europeia está, neste momento, a fazer a geração de forças para uma equipa técnica e de formação em Moçambique e estamos disponíveis para integrar outras forças e outros apoios que sejam necessários», disse.

António Costa e Filipe Nyusi discutiram a situação do terrorismo em Cabo Delgado, tendo o Primeiro-Ministro dito que «temos falado com os parceiros europeus, com a França. Nós temos apoiado a França em outras ações e recordo que, depois dos ataques terroristas em Paris, Portugal mobilizou uma força que tem estado presente há mais de cinco anos na República Centro Africana».

«Quando se trata de amigos tão próximos como é o caso de Moçambique, a expectativa que temos é que os nossos parceiros europeus correspondam ao apoio», acrescentou.

O Primeiro-Ministro português lembrou que Portugal vai fazer formação militar de unidades especiais moçambicanas, no quadro dos acordos na área da Defesa, que têm sido sucessivamente reforçados desde 1988, destacando que a língua partilhada é «uma enorme vantagem» no apoio a Moçambique.

António Costa lembrou também que Portugal vai doar, a partir do fim de junho, 5% das vacinas contra a Covid-19 a Moçambique e outros países lusófonos, outro dos temas, tal como o das relações bilaterais, tratado na reunião.

O Primeiro-Ministro está em Paris para a Cimeira Sobre o Futuro das Economias Africanas, organizada pelo Presidente francês, Emannuel Macron, que reúne mais de 20 líderes africanos e europeus. Durante o dia, além de participar na Cimeira, António Costa reúne-se com os Presidentes do Egipto, da Tunísia, do Ruanda, e de Angola, João Lourenço.